Entendemos que uma das principais dificuldades para compreender a atual situação territorial Guarani do Oeste do Paraná é o acesso a boas e confiáveis fontes. Já se disse que na guerra a primeira vítima é a informação. E neste caso, existe uma guerra por terra no Oeste do Paraná. Uma guerra travada entre as comunidades Guarani e amplos setores econômicos que buscam a todo custo confinar os Guarani em pequenas áreas afirmando que “aqui nunca houve índio”.
O Observatório Social das Terras Indígenas do Oeste do Paraná vinculado ao Projeto de Extensão OBSERVATÓRIO DE DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS DA UNIOESTE tem como objetivo disponibilizar informações confiáveis e científicas para que o grande público – além de pesquisadores, acadêmicos e lideranças indígenas – possa ter acesso a dados fidedignos e reais acerca da situação destas comunidades.
Neste sentido, este espaço apresenta e dá visibilidade à situação territorial das áreas Guarani retomadas do Oeste do Paraná a partir do grande Mapa Digital Guarani organizado pelo CTI (Centro de Trabalho Indigenista) em conjunto com diversas entidades indigenistas e lideranças indígenas. Além do mapa territorial este site também tem como objetivo abrigar diversos artigos, vídeos, fotografias e reportagens jornalísticas a respeito das ocupações e migrações Guarani do oeste do Paraná. Neste sentido é necessário destacar a parceira e colaboração científica dos pesquisadores Malu Brant, Clovis Brighentti, Pablo Velaquez e – em especial – aos pesquisadores do Centro de Trabalho Indigenista, sem os quais estas informações e debate não seriam possíveis.
Esperamos que este espaço denominado OGUATA REGUÃ nos permita compreender a grande caminhada destas comunidades em busca de suas terras tradicionais e possa colaborar no grande e necessário debate a respeito dos direitos do grande povo Guarani no Oeste do Paraná.
Boa navegação!
Paulo Humberto Porto Borges
Coordenador do site Oguata Reguã e membro do Observatório de Direitos Humanos, Cidadania e Movimentos Sociais da UNIOESTE.
– Historiador e Doutor em Educação pela UNICAMP e docente do Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE/Cascavel. Indigenista que atua desde 1990 com povos indígenas do Brasil e desde de ano 2000 trabalha ao lado das comunidades Guarani do Oeste do Paraná. pauloportoborges@gmail.com
Colaboradores:
Talita Ferraz – Jornalista – taalitaferraz@gmail.com
Anderson Hilgert – Graduando em Ciências Sociais/UNIOESTE – andernews@hotmail.com
Andréia Lysik – Graduanda em Pedagogia/UNIOESTE – andreialysik@hotmail.com
Francieli Perandré Assmenn – Graduanda em Ciências Sociais/UNIOESTE – francieli_perandre@hotmail.com
